Sempre que atualizamos o Firefox, uma das dúvidas mais recorrentes é se todos os nossos complementos – extensões e temas - vão continuar funcionando normalmente. A maioria desses casos de incompatibilidade pode ser solucionada com ajuda do complemento Nightly Tester Tools.
Com essa extensão consegui instalar diversas extensões para Firefox 3.5 nas versões 3.6 (Namoroka) e 3.7 (Minefield).
Quanto mais próxima a versão do Firefox da versão do complemento, maior a probabilidade de que funcione usando o Nightly.
1. Instale o Nightly
Link do complemento (instala direto): https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/downloads/latest/6543/addon-6543-latest.xpi
Reinicie o Firefox. O uso do Nightly é bastante simples e intuitivo, mas ele não está em português, por isso segue um tutorial passo-a-passo.
2. Teste os complementos já instalados
Abra Ferramentas » Complementos, clique na aba Extensões e em seguida clique no botão Override all compatibility:
Vai aparecer uma lista com todos os complementos instalados que são incompatíveis com a versão atual do navegador. Clique em Force install para o Nightly testar todas elas.
O Firefox poderá levar alguns minutos se forem muitos complementos. Assim que ele terminar, vai pedir para você reiniciar o navegador. Recomendo que, antes de reiniciar, repita o mesmo processo para os Temas:
3. Quando for instalar um novo complemento
a) Cadastre-se no site Complementos para o Firefox
Página de cadastro: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/users/register
Página de login (para quem já é cadastrado): https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/users/login?to=pt-BR%2Ffirefox%2Fusers%2Fregister
b) Instale o complemento antigo desejado
Entre na página da extensão ou tema que você deseja instalar no modo de compatibilidade.
Assim que você acessar com seu e-mail e senha, vai aparecer o link Ignorar verificação de versão:
Após clicar nele, o botão de instalação + Add to Firefox finalmente aparece:
Ao final da instalação, force a compatibilidade clicando em Force Install:
Reinicie o navegador e observe se o complemento desejado já está funcionando.
Obs: Antes de forçar a compatibilidade com uma extensão antiga, verifique se não há uma mais atual que tenha a mesma função e possa ser utilizada no lugar. Muitos complementos foram descontinuados justamente por terem muitos bugs ou até mesmo por deixarem o navegador mais vulnerável a fraudes on-line.
Nenhum comentário:
Postar um comentário